Artigos

Os negócios de impacto têm surgido no cenário mundial como uma das grandes novidades em termos de alternativa não governamental para promoção de desenvolvimento e redução das desigualdades. Mas muitos projetos promissores são interrompidos antes que possam atingir escala e efetivamente cumprirem sua dupla promessa de ter impacto social e gerar retorno para seus investidores. Até porque, se fosse fácil, todos fariam.

Negócios de impacto envolvem mercados de baixa renda, modelos de negócio mais exigentes e teses de investimento que podem incluir um maior nível de risco para os investidores. Tudo isso torna a jornada de startups de impacto mais árdua, e a captação de recursos mais difícil.

O acesso a recursos no chamado early stage é uma das principais chaves para o sucesso dessa modalidade de negócios. Já existem investidores-anjo interessados nesse segmento, particularmente nas áreas de educação e saúde. Apesar disso, uma pesquisa realizada pela Artemisia e pela Din4mo sobre o assunto em 2015 mostrou que, de cada cem startups de impacto, apenas seis são capazes de acessar recursos desses investidores.

Nesse sentido, surgiu agora no mercado a figura do crowdfunding equity. Ao investir valores a partir de 2.500 reais, o investidor recebe um título de dívida convertível em ações, com prazo de duração em torno de cinco anos. O processo da oferta é regulado e autorizado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, pela instrução normativa 400. A plataforma Broota (www.broota.com.br) é pioneira neste tipo de estratégia de captação de recursos para startups no Brasil, já tendo apoiado mais de 10 empresas e levado à captação de quase 5 milhões de reais no último ano.

A Din4mo tem apoiado de forma pioneira, como investidora-líder, o lançamento de negócios de impacto na plataforma Broota. No fim de novembro, concluímos uma captação bem-sucedida para o Impact Hub (www.saopaulo.impacthub.com.br), que já atingiu mais de 120% da meta de captação de 500 mil reais. Nos próximos dias, faremos o lançamento da captação do Programa Vivenda, uma iniciativa com elevado impacto social.

O Programa Vivenda (www.programavivenda.com.br) ganhou o prêmio Folha de Empreendedor Social de Futuro, o mais recente de muitos prêmios e reconhecimentos acumulados nos últimos anos. Nos últimos 3 anos, a empresa vem consolidando e refinando o seu modelo de negócios. Acelerada pela Artemisia em 2015, sua estratégia para 2016 é ganhar mais eficiência e finalizar os ajustes operacionais do modelo para dar início à sua fase de expansão e ganho de escala.

Se você acredita que negócios de impacto podem fazer a diferença no mundo complexo em que vivemos e que investir com significado e propósito é algo que te anima , fique de olho nas oportunidades colocadas pelo crowdfunding equity.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Din4mo.

Join Din4mo